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Operação e Manutenção de ETARs

As operações de exploração, manutenção e conservação da ETAR representam o conjunto de atividades e ações desenvolvidas pela equipa de exploração, de forma a garantir o funcionamento contínuo e permanente da ETAR, e a rejeição de um efluente final tratado, com a qualidade exigida, desde que o afluente às instalações esteja dentro dos parâmetros de qualidade previstas no dimensionamento das instalações.
 
A GreatWater E&S, com base na sua experiência irá analisar o processo de tratamento usado nesta ETAR bem como as rotinas de operação e manutenção já implementadas e validá-las, propondo-as, completando-as ou alterando-as, sempre que se justifique.

Serão também identificados os parâmetros de controlo que permitem o diagnóstico de desempenho de cada equipamento que serão monitorizados para permitirem uma acção preventiva ou correctiva atempada minimizando assim flutuações no processo de tratamento.

Um dos objectivos da prestação de serviços é a optimização do funcionamento das instalações, que é medido através de indicadores de desempenho relevantes e específicos. Para este efeito, e dada a natureza desta prestação, a AQUAEXPERTpropõe os seguintes indicadores:


Optimização do Desempenho da instalação
Carga orgânica eliminada (kg CQO/dia);
Número de avarias (nº avarias/ mês);
Sicidade das lamas (%)

Indicador Financeiro
Consumo de energia (kWh/kg CQO ou m3);
Consumo de reagentes (kg/kg CQO ou m3);

Indicador Ambiental – Índice de Poluição
Qualidade do efluente tratado (função dos Valores Limite Emissão);

Qualidade do Serviço
Tempos de paragem não programada (horas/mês);

Segurança
Número de acidentes;


Benefícios da Prestação de Serviços da GreatWater E&S

A GreatWater E&S apresenta nos seus quadros uma equipa de Técnicos Especializados e Eficazes no Tratamento de Águas que asseguram a garantia de Qualidade e Eficiência na Prestação de Serviços permitindo obter entre outros os seguintes benefícios:

EFICIENTE CONTROLO DO PROCESSO

A larga experiência da GreatWater E&S permite-nos a “Profissionalização da Gestão Corrente” da exploração de qualquer Estação de Tratamento de Águas ou Águas Residuais com obtenção de bons resultados Técnico-Económicos, com uma efectiva

MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS

As equipas de Manutenção existentes asseguram a manutenção corrente e especial do equipamento electromecânico em funcionamento nas instalações que exploramos, sendo perfeitamente conhecedoras do equipamento utilizado em tratamento de águas. A boa manutenção preventiva leva a REDUÇÃO DE AVARIAS.

Estas bases fazem com que a entrega da exploração das instalações à GreatWater E&S confirmão grandes vantagens ao CLIENTE, que se traduzem na prática, por:

  • Limitação das preocupações 
  • Garantia de Optimização do tratamento, com consequentes vantagens financeiras (economia em energia, reagentes e consumíveis);
  • Redução da probabilidade de avarias, com consequente aumento da fiabilidade do sistema, e redução dos períodos de não operacionalidade de equipamentos, minimizando os eventuais disfuncionamentos de processo daí decorrentes;
  • Domínio total e constante da actividade e resultados de exploração pelo contacto directo com o responsável do contrato, nomeado pela GreatWater E&S e através da leitura dos relatórios periódicos emitidos;
  • Existência de um controlo analítico correcto e fiável, cumprindo as exigências mínimas do CE e permitindo o conhecimento de anomalias pontuais no tratamento, para definição atempada de ajustes necessários no tratamento.

Operation & Maintenance

The WWTP exploration, maintenance and conservation operations represent the set of activities and actions developed by the exploration team to ensure the continuous and permanent operation of the WWTP and the rejection of a treated final effluent of the required quality, provided that the tributary to the installations is within the quality parameters foreseen in the sizing of the installations.
 
GreatWater E&S, based on its experience, will analyze the treatment process used in this WWTP as well as the operation and maintenance routines already implemented and validate them by proposing, supplementing or altering them where appropriate.

Control parameters that enable the performance diagnosis of each equipment will be identified and monitored to allow timely preventive or corrective action thereby minimizing fluctuations in the treatment process.

One of the objectives of service delivery is to optimize the operation of facilities, which is measured by relevant and specific performance indicators. To this end, and given the nature of this provision, GreatWater E&S proposes the following indicators:


Installation Performance Optimization
Eliminated organic load (kg COD / day);
Number of faults (number of faults / month);
Sludge Severity (%)

Financial Indicator

Energy consumption (kWh / kg COD or m3);
Reagent consumption (kg / kg COD or m3);

Environmental Indicator - Pollution Index
Quality of treated effluent (function of emission limit values);

Service quality
Unscheduled downtime (hours / month);

Safety
Number of accidents

GreatWater E&S Service Benefits
GreatWater E&S has in its staff a team of Specialized and Effective Water Treatment Technicians that assure the Quality and Efficiency of Services Service, allowing to obtain, among others, the following benefits:

EFFICIENT PROCESS CONTROL
GreatWater E&S's extensive experience allows us to “Professionalize Current Management” from operating any Water or Wastewater Treatment Plant with good Technical-Economic results, with effective

COST MINIMIZATION
Existing Maintenance teams ensure the regular and special maintenance of electromechanical equipment operating in the facilities we operate, and are well aware of the equipment used in water treatment. Good preventive maintenance leads to FAILURE REDUCTION.

These bases mean that handing over the operation of the facility to GreatWater E&S confirms great advantages for the CUSTOMER, which translates into:

  • Limitation of Concerns
  • Guarantee of treatment optimization, with consequent financial advantages (energy savings, reagents and consumables);
  • Reduction of the probability of malfunctions, with consequent increase of system reliability, and reduction of equipment non-operational periods, minimizing the resulting process malfunctions;
  • Full and constant mastery of activity and results of operation by direct contact with the contract manager appointed by GreatWater E&S and by reading the periodic reports issued;
  • Existence of correct and reliable analytical control, meeting the minimum requirements of the EC and allowing the knowledge of specific treatment anomalies, for the timely definition of necessary treatment adjustments.
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